1
 
1
 
RELEASE
 
1   1
 

Samba de Fino Traço

O samba elegante de Susie Mathias

A cantora e compositora Susie Mathias está de volta aos palcos com seu novo trabalho solo, dessa vez, acompanhada pelo ritmo mais brasileiro de todos: o samba. Com o gingado do malandro e a sensualidade das cabrochas da gafieira, o samba sempre foi sinônimo de elegância, independente de ser executado em um boteco no morro ou em uma grande casa de shows. Aliás, por isso mesmo, o novo show de Susie Mathias não poderia ter um nome mais apropriado: Samba de Fino Traço.

Por meio da voz tão brasileira e diversa de Susie, por vezes forte e por vezes delicada, o projeto traz a ótica feminina do samba, a sensualidade da mulher que traz o ritmo nas veias e no requebrado, e tem como principal objetivo mostrar ao público a verdadeira identidade sonora e artística da artista, já que o foco de seu primeiro trabalho, Canção das Moças, era principalmente a pesquisa dos ritmos brasileiros. “Isso fez com que meu compromisso com a história da música passasse até para o meu visual e para a forma de cantar. Agora, me sinto mais solta, com o compromisso de cantar e me divertir muito”, diz.
Além de novas composições próprias em parceria com seu marido Oswhaldo Rosa, o projeto traz também releituras de sambas de Assis Valente, Eduardo Gudin, Paulo Cesar Pinheiro e Théo de Barros, e também músicas de novos compositores, como “Bola Fora”, dos paraenses Leandro Dias e Felipe Cordeiro.

Foi uma surpresa para mim a quantidade de composições que recebi. Existem muitos bons compositores espalhados por esse Brasilzão. Tem samba de paulistano, paulista, paraense, maranhense e de carioca, que não podia faltar. O repertório foi escolhido a dedo para que o ouvinte pudesse perceber de forma prazerosa as várias vertentes do samba, e que pudessem me conhecer a partir dessa sonoridade e das poesias dessas músicas”, comenta a artista.
A banda de Susie conta com talentosíssimos músicos, a começar por Ivan Andrade, que além de tocar clarinete e sax alto, também assina os arranjos e a direção artística. Também fazem parte do grupo os instrumentistas Ricardo Barros, no violão 7 cordas, Daniel Amorin, no baixo, Marcel Martins, no cavaquinho,  Alessandro Ribeiro, no trompete,  Marcus Simon, na bateria e Matheus Prado, na percussão.

Susie e o Samba

Embora em seu primeiro trabalho solo, Canção das Moças, Susie tenha se balizado pela pesquisa de diversos ritmos populares de todo o Brasil e suas familiaridades entre si, a relação da artista com o samba não é recente.
Não tenho uma história no samba brasileiro como cantora, mas o ritmo sempre esteve presente em minha vida. Mesmo quando realizava as pesquisas para o Canção das Moças, era com o samba que mais me familiarizava. Sempre ouvi samba em casa, nas festas que eu ia e nas casas das amigas da adolescência. Para completar, já puxei dois blocos carnavalescos, um em São José do Rio Pardo e outro em São Bernardo do Campo, além de desfilar, há seis anos, na escola de samba Unidos da Vila Maria no carnaval paulista”, conta

 
1   1